NOTÍCIAS

  • 05/05/2021

    36 ANOS DO MARTÍRIO DA IR CLEUSA

  • Agostiniano celebra martírio de Irmã Cleusa

    O Centro Educacional Agostiniano, CEA) realizou, no dia 28 de abril, dois momentos celebrativos em memória aos 36 anos de martírio da Irmã Cleusa, ambos realizados, virtualmente, por meio da plataforma Teams:
    Pela manhã, além dos alunos que estavam assistindo on-line, o evento contou com a participação dos alunos João Marcos Marques Firmino (aluno da 2ª série do EM) e Luiza Zanetti Guimarães (aluna do 9º ano do EF), que narraram um pouco sobre a vida da Irmã Cleusa e, também, a participação da Irmã Marlene Valani, ex diretora do CEA, que diretamente de Lábrea, contou um pouco da trajetória missionária da Irmã Cleusa.
    Já no turno vespertino, foi registrada uma grande participação tanto dos alunos como de seus familiares. Na oportunidade, alguns professores soltaram a voz e protagonizaram uma emocionante homenagem à Irmã Cleusa.
    Além desses “encontros” virtuais, que reuniram alunos e equipe pedagógica, foram gravados alguns vídeos, que estão sendo divulgados nas redes sociais do Agostiniano. “Tem vídeo com depoimentos da Ir. Glorinha Lovato, que conviveu muito com a Ir. Cleusa, e, ainda, os vídeos que foram montados à partir das gravações feitas com os alunos, seus familares e professores. Vale a pena conferir!”, convida Denize Romanha, colaboradora do CEA.

    Exemplo de amor ao próximo
    Natural do Espírito Santo, irmã Cleusa, uma missionária Agostiniana, foi brutalmente assassinada às margens do Rio Paciá, em Lábrea, no Amazonas, onde trabalhava em defesa dos direitos indígenas. Sua luta deve ser sempre lembrada, pois foi uma das maiores expressões de amor ao próximo vivenciada pelo povo daquelas terras, sobretudo os mais sofridos.
    Por causa do compromisso total com os menos favorecidos, tramita no Vaticano a beatificação da mártir da justiça e da paz.

    Você sabia?
    Parte dos restos mortais  da irmã Cleusa (o antebraço que foi decepado pelo assassino), encontra-se guardado na Catedral de Vitória. 
     
     
     
     
     

FILTRAR POR DATA