NOTÍCIAS

  • 10/06/2020

    EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E OS DESAFIOS ÀS FAMÍLIAS

  • De uma hora para a outra, as escolas precisaram se adaptar à nova realidade de ensinar à distância como medida para conter a propagação do coronavírus (Civid 19). E muitos estão sendo os desafios de implantar essa modalidade de ensino à distância (EAD): Para os alunos, além do stress por estarem confinados em casa, o grande desafio está sendo aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para estudar no modelo EaD. Para os professores a dificuldade foi adaptar, de imediato, as aulas presenciais para virtuais. Para as instituições de ensino existe a dificuldade de não ter uma plataforma virtual própria, além da falta de familiaridade, por parte de uma parcela considerável de professores e alunos, quanto ao uso de ferramentas virtuais. E, finalmente, para os pais ter que assumir a difícil tarefa de atuar como mediadores das atividades propostas e, além disso, cuidar da sua vida profissional e doméstica tem sido mais que desafiador.

    Segundo a diretora do Centro Educacional Agostiniano, Ir. Rita Cola, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a caminhada tem sido promissora nas aulas on-line. Em um primeiro momento a escola não hesitou em providenciar, imediatamente, as ferramentas que tinha à disposição. E as aulas seguiram, ainda na primeira semana, e durante o mês de abril. A partir de 04/05 teve início a utilizar da Plataforma Teams, ferramenta disponibilizada pela Microsoft. E, nos dias 09.06 e 10.06, os alunos fizeram as primeiras provas.

    A nova plataforma abriu novos horizontes e delimitou mudanças importantes em nossas aulas: alunos e professores interagem ao vivo. Tenho acompanhado as aulas e elas têm sido bem dinâmicas, interativas e com certeza, esse movimento gera aprendizagem. Conseguimos trazer alunos que não conseguiam antes assistir aulas ou estavam desmotivados. E, para além, toda a prática pedagógica, complexa e múltipla, por sua natureza ficou concentrada em uma única ferramenta de trabalho para alunos e professores”, declarou.

    Segundo a diretora, o retorno não podia ser melhor! A plataforma tem permitido um contato mais próximo do aluno com o professor, por meio de um chat individual. Além disso, os alunos que já conseguiram organizar seus tempos de estudos e lives estão mais tranquilos e, apesar da difícil realidade, estão conseguindo ter uma rotina de aula menos exaustiva.

    Em breve teremos o resultado de nossa avaliação. Ela é fundamental, pois avaliar faz parte do processo de ensino e aprendizagem. A nota será parcial para que, ao nosso retorno, possamos ter outra avaliação em momento presencial, ter um bom diagnóstico das turmas e avançarmos com segurança, sem prejuízo acadêmico a nenhum de nossos alunos/as”, disse.

    Aproveito para agradecer aos pais pelo apoio, pelas sugestões, pela compreensão e por todo o trabalho que têm tido junto aos filhos e filhas de vocês. Saibam que eles serão gratos no futuro, quando lembrarem que, além das suas rotinas, vocês se dedicaram a orientar seus estudos, para garantir a continuidade das aulas em casa”, finalizou.

    Confira nas redes sociais do Agostiniano os depoimentos dos pais e mães.


FILTRAR POR DATA