top of page
Buscar

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado com atividades coletivas



“Não basta não ser racista, temos de ser Antirracista!” Esse foi o tema das atividades desenvolvidas pelos alunos do 9º ano e todas as séries do Ensino Médio, como forma de lembrarmos no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra.


Em um mergulho na história encontramos ícones que ainda hoje representam a nossa cultura, a exemplo dos escritores Machado de Assis e Aluísio Azevedo. Entre as décadas de 50 e 70, vivemos importantes movimentos negros nos Estados Unidos que influenciaram fortemente a cultura brasileira.







Além disso, vimos as representações mais atuais com depoimentos de celebridades e pessoas da nossa sociedade que vivenciam ainda hoje a discriminação racial.


O trabalho de pesquisa mostrou que nossos alunos estiveram empenhados em buscar referências, mas principalmente, como podemos por meio do conhecimento termos um mundo melhor e mais justo para todos.





Todas as atividades foram apresentadas por meio de vídeos, palestras, exposição de banners com temas antirracistas, como a presença das mulheres negras na ciência, a cultura negra na estética, as mulheres negras no Rap e Hip Hop, a questão dos Panteras Negras (partido político); o protagonismo negro na TV, no cinema, nas artes e na literatura.

Parabéns a todos que participaram e que essa data seja lembrada todos os dias.

39 visualizações0 comentário
bottom of page