top of page
Buscar

6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

No domingo, 18/06, um grupo de sete pessoas do Agostiniano tivemos a grata satisfação de participar da 6ª Romaria das Águas e da Terra, em Regência – Colatina – ES, que teve como Tema “Bacia do Rio Doce: Nossa Casa Comum" e o Lema: “No princípio, o Espirito pairava sobre as águas". (Gn 1,2)


No dia 05 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, no município de Mariana em Minas Gerais, matou 19 pessoas e despejou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério no Rio Doce. Seis anos depois, o maior desastre ambiental na história do país, ainda causa impacto na vida do rio, das pessoas e da área costeira. A lama chegou até Regência, foz do Rio Doce com o mar, Oceano Atlântico, palco de grande turismo, mas que a partir do ocorrido, virou um deserto. E, até hoje, os responsáveis por este crime, não fizeram a justiça para com homens e mulheres trabalhadores(as) de toda a bacia do Rio Doce, assim como poder usar a água e pescar. O crime afetou toda a diversidade animal e vegetal, deixando a população sofrendo todas as consequências de um ecossistema destruído, consequências, muito ainda presente na vida dos que lá não tiveram para onde ir. E, os culpados ainda não foram devidamente punidos, daí muito moradores inconformados com as promessas não cumpridas.


Entre os mais de 4 mil participantes, lá estávamos nós do Agostiniano. Uma experiência que lembraremos pelo resto de nossas vidas!


Temos que ser jovens e adultos conscientes para amanhã termos autoridades responsáveis que sabem que tudo está interligado e que todos somos responsáveis pela nossa Casa Comum, o Planeta Terra.


Foi um dia de muita convivência, súplicas de perdão, de ação de graças pela criação de Deus a nosso favor.


Um grande cruzeiro foi fincado no local onde o Rio Doce encontra-se com o Mar do Oceano Atlântico para lembrarmos que nossa luta, nossa missão não pode parar em favor de todos os atingidos(as), os nossos irmãos e irmãs.


O Rio Doce merece viver!


Alunos: Maria Eduarda Lubiana Alves, Nathalia Heling Bessa e Pedro Lucas Carminatti.

Educadores: Juliana Gomes e Matheus; Ir. Maria Helena Petri e Ir Rita Cola.













12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page